Oi Migles!

Todo mundo sabe que as mídias sociais são incrivelmente úteis para o engajamento de qualquer empresa hoje em dia, desnecessário dizer que ser ativo nas mídias sociais é uma parte essencial de seu plano de marketing. Mas como você pode atingir seu público de maneira mais eficiente que seus concorrentes?

Embora a criação de conteúdo de qualidade seja essencial, você também precisa envolver seu público. Mais uma vez, isso deve ser óbvio. Mas pode ser um desafio se você não tiver investimento. É por isso que eu compilei as melhores maneiras para aumentar seu engajamento nas mídias sociais, e melhor, tudo isso grátis.

7 Táticas-Chave Que os Profissionais Usam Para Alavancar sua Mídia Social

1. Faça uso de ferramentas gratuitas de monitoramento / escute o que seus futuros clientes tem a dizer

Você provavelmente já ouviu isso antes e provavelmente ouvirá de novo, mas sua reputação on-line vale muito, e pode apostar que seus concorrentes estão fazendo isso. Mas como você pode saber o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca? Usando ferramentas que monitoram sua atividade de mídia social.

Se você acredita que precisará distribuir parte de seu dinheiro arduamente por essas ferramentas, pode se surpreender ao saber que existem muitas ferramentas gratuitas que podem realizar essa tarefa. Aqui estão algumas ferramentas que têm versões gratuitas que devem fazer o trabalho, a maioria delas, são em inglês mas da pra traduzir durante o uso:

2. Seja Visual 

As mídias sociais e o conteúdo visual andam de mãos dadas. De fato, o uso de imagens ou gráficos traz alguns benefícios sérios para as mídias sociais. A pesquisa descobriu que as imagens podem resultar em uma taxa de interação de 85% no Facebook e um aumento de 35% nos retweets.

Embora a criação de um item como um infográfico possa lhe custar alguma coisa, ou não, voce pode criar um gratuito numa plataforma de criação gratuita chamada canva, você sempre pode compartilhar um infográfico ou gráfico relevante que seu público possa curtir e compartilhar. Há também muitas outras opções gratuitas e criativas para adicionar imagens à sua conta de mídia social tais como:

Fotos antigas de membros da equipe.

Logotipos antigos da marca.

Pedir aos seguidores para adicionar uma legenda a uma imagem.


Pedir aos seguidores que compartilhem sua imagem em ação.

Criar um concurso de fotos.

Compartilhar imagens de um evento do setor.

Criar uma colagem através de ferramentas como Fotor , Photovisi , Picasa , BeFunky , Ribbet ou o meu favorito que já falei ai acima, Canva .
Crie infográficos legais e fáceis com o Piktochart .

7 Táticas-Chave Que os Profissionais Usam Para Alavancar sua Mídia Social

3. Incluir jogos, concursos e brindes

Não há dúvida de que você já ouviu falar sobre o poder dos concursos e brindes. O que é ótimo nessas táticas é que elas aumentam o envolvimento na plataforma de mídia social de sua escolha, porque as pessoas geralmente gostam de receber um prêmio de reconhecimento. Por exemplo, você pode pedir aos seguidores que preencham um formulário de inscrição, como sua página, ou compartilhem sua história favorita sobre sua marca para ter a chance de ganhar um produto ou assinatura gratuita. Dar algo é fundamental.

Além de concursos e brindes, você também pode usar jogos para deixar seu público mais ativo. Na verdade, você pode até utilizar alguns jogos clássicos e fáceis de jogar como Mad Libs, Hangman ou Boggle .  A Hootsuite  sugere jogos como “Qual é a seu melhor palpite?”, “Pergunte ao próximo amigo” ou perguntar “Se a sua vida / negócio fosse um (filme / livro / música), qual seria?” São fáceis de entender. implemente jogos que gerarão buzz na sua conta de mídia social.

4. Pergunte, e você receberá

Perguntar a seus seguidores e perguntas do público é outra maneira de ativá-los nas mídias sociais. Você pode pedir que eles forneçam conselhos, ideias de conteúdo, o que gostariam de ver da sua marca no futuro ou apenas uma pergunta geral como “Quais são os planos para o fim de semana?”

Outra ideia seria realizar frequentes perguntas e respostas no Google Hangouts, no Twitter, no Reddit, etc. Isso dá aos clientes a oportunidade de fazer perguntas sobre produtos, serviços, etc. e se tornar um membro valioso da sua comunidade. Basta ter cautela com os trolls que tentarão destruir sua marca e sempre tomarão o caminho inverso se você estiver fazendo perguntas delicadas. Se a sua marca não é controversa, você não deve ter problemas durante uma sessão de perguntas e respostas. 

7 Táticas-Chave Que os Profissionais Usam Para Alavancar sua Mídia Social

5. Vincular e Participar 

Se você é um blogueiro convidado ou em uma loja iniciante, a vinculação a outros sites pode ser uma grande ajuda para suas redes de mídia social. Ao fazer isso, você poderá obter mais links para seu site ou conta de mídia social, aumentar o reconhecimento da marca, conectá-lo aos líderes do setor e estabelecer você como líder. É uma economia compartilhada, certifique-se de compartilhar informações legítimas que seus leitores amam.

Outras maneiras de melhorar sua credibilidade e de se relacionar com líderes do setor ou membros da audiência direcionada são responder perguntas no Quora ou no LinkedIn.

6. Reutilize seu conteúdo 

Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest são apenas quatro das inúmeras redes de mídia social existentes. Além disso, todos eles servem dados demográficos diferentes e têm características diferentes. Por causa disso, você deve redirecionar seu conteúdo para se adequar às preferências do público específico de mídia social que deseja alcançar. Por exemplo, você pode criar uma lista de instruções para o LinkedIn e convertê-la em uma imagem para compartilhar no Facebook ou no Pinterest. Você pode até mesmo atualizar ou republicar um de seus artigos mais populares. A ideia é que você possa usar a mesma ideia e conteúdo incrível para alcançar um público diferente em vários meios.

7 Táticas-Chave Que os Profissionais Usam Para Alavancar sua Mídia Social

7. Mostre sua personalidade

Seus seguidores e público querem ver que há realmente uma pessoa ou pessoas por trás do logotipo. Mas como você pode conseguir isso? Para começar, você pode compartilhar algumas informações pessoais, como o seu passatempo favorito ou reservar com seus seguidores. Você também pode compartilhar recomendações sobre postagens de blogs ou produtos que você achar informativos. Você poderia até mesmo dizer aos seus seguidores como é o seu dia normal.

A mídia social pode ser incrível para ganhar força em seus negócios em um local em que os clientes estão atualmente. Não abuse das mídias sociais postando muito sobre sua empresa! Lembre-se, a mídia social é sobre outras pessoas. Não seja a pessoa que só fala de si mesmo. Ninguém gosta disso. Não seja assim nas mídias sociais. É sobre ser um especialista e ajudar outras pessoas a encontrar informações úteis.

Espero que tenham gostado, e deixem abaixo dúvidas para resolvermos juntos!

Até o próximo post.

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