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Pinterest Para E-commerce – 5 Erros Que Custam Vendas

Pinterest Para E-commerce - 5 Erros Que Custam Vendas

Você está vendo seus concorrentes crescendo no Pinterest e também deseja direcionar tráfego e vendas desta plataforma para o seu site de e-commerce?

Mas pelo que vejo, os proprietários de sites de comércio eletrônico realmente lutam para entender como se apresentar na plataforma. 

Cometem muitos erros e muitas vezes perdem muitas oportunidades porque estão tentando aplicar as mesmas estratégias que usaram em outras plataformas.

Neste post, vou mostrar como o marketing no Pinterest deve ser diferente e destacarei os erros mais comuns cometidos pelos sites de comércio eletrônico no Pinterest, que podem custar-lhes tempo e esforço, perda de tráfego e vendas.

Portanto, se você tem um site de comércio eletrônico e não vê como o Pinterest pode lhe ajudar, você deve pensar melhor – muitas lojas em seu nicho já podem estar faturando no Pinterest.

E o primeiro erro é muito comum:

Pinterest Para E-commerce - 5 Erros Que Custam Vendas

1. Aplicando estratégias de outras plataformas no Pinterest

Ok, pode parecer chato falar isso, mas se você não estiver pronto para investir seu tempo e esforço no Pinterest, porque para você, é ”apenas” outra plataforma, e seu único objetivo é definir uma conta do Pinterest em meia hora, automatizar alguns coisas e esquecê-lo pelos próximos 6 meses, é melhor você sair deste post agora.

Portanto, a maioria dos erros que os sites de e-commerce cometem no Pinterest são apenas a consequência desse primeiro erro. As pessoas assumem que não deve levar tempo e esforço, mas ao mesmo tempo esperam resultados extraordinários.

 E quando não os recebem, dizem que o Pinterest é inútil – não funciona no nosso site ou no nosso nicho. Bem, provavelmente você não fez isso funcionar. O que é bom para seus concorrentes, eles receberão mais tráfego e vendas.

2. Usando imagens “ruins” que não funcionam no Pinterest

Vou explicar o que quero dizer com isso. Você não pode imaginar quão forte é a reação dos proprietários de sites de e-commerce quando digo que é necessário criar imagens otimizadas para o Pinterest – imagens verticais de alta qualidade e, idealmente, elas devem ter uma sobreposição de texto na parte superior do pin.

É muito mais fácil escolher imagem semiautomática do seu produto diretamente do seu site de comércio eletrônico. Já estão prontas e bem posicionadas não é mesmo? Mas fácil não significa que você obterá resultados.

Muitas vezes, as imagens dos produtos nos sites de e-commerce são assim:

Pinterest Para E-commerce - 5 Erros Que Custam Vendas

 

Você pode ver aqui muitas imagens nos resultados da pesquisa:

São pequenas imagens horizontais vinculadas a páginas de produtos nas lojas. As pessoas olham para esses pins e sabem com certeza que, se clicarem, chegarão a uma página de vendas. Quando você rola esta página, quais pins chamam sua atenção? Esses pequenos que mau se destacam? Ou talvez esses pins verticais com sobreposição de texto?

Na maioria dos casos, esses pins “ruins” são colocados em um fundo branco e os usuários não conseguem ver como esse produto específico pode se encaixar em sua vida. Para um sofá, é melhor colocá-lo no interior de uma sala, eu acho. Para algumas roupas, é melhor mostrá-las em uma foto de estilo de vida ou em uma modelo, em vez de apenas uma camiseta específica em um fundo branco.

Tenho quase certeza de que a maioria dessas imagens foram para o Pinterest porque os proprietários do site configuraram o recurso de catálogo do Pinterest, então ele está postando automaticamente seus pins de produtos no site da plataforma.

Não é tão ruim ter essa configuração, afinal essa funcionalidade está disponível no Pinterest, mas não espere resultados surpreendentes quando você está simplesmente automatizando seu marketing.

Aqui está uma conta tem o catálogo configurado, mas ainda está criando imagens verticais.

A propósito, recebo muitas perguntas sobre como configurar uma loja de e-commerce. Não pretendo publicar este tutorial, porque é muito técnico e a maioria dos lojistas faz isso com seus desenvolvedores da web. Além disso, a implementação exata geralmente depende da plataforma de comércio eletrônico que você usa.

Mas você pode começar a partir desta página.

3. Usando imagens sem nenhuma sobreposição de texto

Isso faz parte do design da imagem, mas acho que valeria a pena mencionar como um ponto separado. Porque vi lojas que investiram um tempo extra na criação de imagens verticais de estilo de vida, em vez de pequenas fotos horizontais de produtos em um fundo branco, o que já é um grande passo à frente. Mas eles não adicionam nenhuma sobreposição de texto aos pins.

O que acontece com os pins que não têm nenhuma sobreposição de texto – geralmente eles podem receber uma quantidade razoável de visualizações porque as pessoas gostam da imagem ou da ideia, mas essas imagens geram menos tráfego para o seu site. Os usuários não têm motivos para clicar, se você não fornecer nenhum motivo para isso. Portanto se certifique de colocar um texto atrativo que atinja a curiosidade dos seus possíveis clientes.

 

Pinterest Para E-commerce - 5 Erros Que Custam Vendas

 

4. Ignorando o poder do SEO do Pinterest

Eu já vi muitos sites de comércio eletrônico no Pinterest que não têm mais que 10 a 15 pastas. Portanto, eles têm títulos muito amplos e nada específico.

Eles podem ter pastas com os títulos “Decoração de casa”, “Idéias para projetos de interiores”, mas nenhuma pasta que ajude algumas de suas categorias de produtos específicas a serem classificadas no Pinterest.
Por exemplo, eles podem ter pastas que definem diferentes tipos de produtos:
“Iluminação para sala de estar”
ou algo ainda mais específico, como “Idéias para sofás em forma de L”

Eles também poderiam criar pastas com base nos estilos. No caso do nicho da decoração da casa, poderíamos olhar para o
“sofá minimalista”, a
“decoração interior de luxo” ou a “decoração vintage”

Demora mais tempo e trabalho para criar pastas com palavras-chave mais específicas nos títulos e descrições e também para salvar pins relevantes para eles. Mas é assim que você aproveita o SEO do Pinterest e classifica seus pins para muitas palavras-chave diferentes e não tenta competir apenas por algumas palavras-chave genéricas que definem seu nicho.

5. Muitos pins com links quebrados

Não é comum que outros tipos de sites tenham tantas páginas de erro, mas nos sites de e-commerce, isso acontece repetidamente. Eles têm uma coleção de produtos, depois removem alguns, outros estão fora de estoque ou fora de produção. Mas seus pins no Pinterest ainda estão vinculados a essas páginas quebradas.

O Pinterest é muito inteligente em identificar esses problemas – já vi muitas vezes quando algumas contas repentinamente enfrentam uma enorme queda no tráfego e nas impressões. Isso geralmente acontece quando sua conta do Pinterest tem muitos pins vinculados a páginas quebradas.

O Pinterest não deseja mostrar pins que vão para páginas de erro e deixam usuários frustrados; portanto, eles reduzem a distribuição dos pins da sua conta, basicamente sua conta recebe uma penalidade leve. Não está suspenso ou bloqueado, mas geralmente você pode ver uma queda significativa no desempenho muito rapidamente.

Para evitar isso, você precisa ser pró-ativo e, se souber que algum produto acabou, não deixe essa página em branco. Pelo menos, redirecione-o para sua página inicial ou para uma página de categoria que mostre produtos semelhantes, para que os usuários do Pinterest, quando acessem o site, não se sintam completamente perdidos ou enganados pelo seu perfil.

Aproveite essas dicas e crie uma página de vendas lucrativa com a plataforma.

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